Blog

Rotinas contábeis no Simples Nacional: Saiba como elas funcionam

A contabilidade de uma empresa deve cuidar das rotinas da mesma, por isso, é preciso entender as rotinas contábeis de acordo com regime tributário, as rotinas do Simples Nacional diferem das rotinas de outros regimes.

É preciso ter conhecimento sobre quais são e como funcionam essas rotinas contábeis, afinal, um profissional contábil deve estar sempre atualizado sobre as obrigações dos regimes tributários.
 
Acompanhe este artigo até o final e conheça as principais rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam.
 
Principais rotinas contábeis no Simples Nacional
 
Emissão do DAS
 
O documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS) é a guia de recolhimento de todos os tributos desse regime, podemos dizer que essa é uma das principais rotinas para as empresas do Simples.
 
Essa guia de recolhimento contém 8 impostos, esteja atento a todos eles, veja quais são:
 
- IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- ISS (Imposto sobre Serviços);
- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
- COFINS(Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
- ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação);
- PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
 
Emissão de notas fiscais
 
Todos integrantes do Simples Nacional devem obrigatoriamente realizar a emissão de notas fiscais sempre que um serviço for prestado ou um produto for vendido.
 
Essa é uma das principais rotinas contábeis, as notas devem ser organizadas conforme o setor e categoria da nota fiscal.
 
Escrituração fiscal e contábil
 
As empresas que decidem optar pelo Simples Nacional devem acompanhar seus negócios através da escrituração fiscal e contábil.
 
Essa rotina é feita por meio dos seguintes livros:
 
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Entradas;
- Livro Registro de Inventário;
- Livro de Serviços Prestados e Tomados.
 
Envio de declarações
 
Obrigações acessórias são declarações que devem ser enviadas ao fisco para declarar diferentes informações sobre um empreendimento, elas podem ser mensais ou anuais.
 
Enviar declarações mensais e anuais também faz partes das rotinas contábeis do Simples Nacional, veja abaixo quais são essas declarações:
 
Declarações mensais:
 
- DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos);
- DES (Declaração Eletrônica de Serviços).
 
Declarações anuais:
 
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na fonte)
- DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais).
Desenvolvido por Foco