Blog

Quais contas deve-se fazer o De-Para na ECF?

Quem ainda não fez a entrega da ECF 2022 precisa se organizar e correr para tirar todas as dúvidas e garantir a entrega até 31 de agosto.

Vamos responder a uma dúvida muito comum: quais contas deve-se fazer o De-Para no plano de contas referencial da ECF, as sintéticas ou as analíticas?
 
O que são as contas analíticas?
 
Bom, antes de responder a esta pergunta principal, nunca é demais lembrar a diferença entre estes tipos de conta. Basicamente, as contas analíticas são aquelas que demandam um controle e acompanhamento separado das demais e, também, permitem um melhor detalhamento patrimonial.
 
O que são as contas sintéticas?
 
As contas sintéticas são conjuntos de contas analíticas. Em outras palavras, as contas sintéticas se referem à soma de contas analíticas. Ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas são exemplos de contas sintéticas.
 
E na ECF, qual delas deve ser feito o De-Para?
 
Como dissemos, esta é uma dúvida muito comum e surge no momento de fazer o “De/Para” do plano de contas empresarial para o plano de contas referencial.
 
Então, para tirar qualquer dúvida, vale destacar que o plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um mapeamento (De/Para) entre as contas analíticas.
 
Na ECF, o mapeamento para o plano de contas referencial é obrigatório. Ele pode ser mapeado por meio do Registro I051 (Plano de Contas Referencial) da ECD (Escrituração Contábil Digital) do período ou pelo Registro C051 (Plano de Contas Referencial) da ECF.
 
O mapeamento do saldo das contas contábeis societárias para a ECF é feito por meio dos registros constantes dos blocos J e K dessa obrigação.
Desenvolvido por Foco