No mês do Planejamento Financeiro, especialista traz 6 dicas para empreendedores otimizarem seus negócios
A saúde financeira é fundamental para o crescimento sustentável de uma empresa, em especial no Brasil, onde foi registrada uma média de 6 milhões de empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian.
Atualmente, a falta de recursos financeiros e má administração do dinheiro são umas das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio. O planejamento financeiro, feito por meio de projeções de receitas e despesas para um período determinado, é uma maneira de contornar este obstáculo que muitos empreendedores enfrentam.
Não por acaso, neste mês de outubro celebra-se a importância do planejamento financeiro, como forma de não apenas incentivar a organização das finanças, como também apontar os caminhos para a elaboração de um plano financeiro.
O Brasil, apenas no primeiro semestre deste ano, registrou uma média de 6 milhões de empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian. O cenário fica ainda mais preocupante quando comparado ao mesmo período de 2021, já que houve um crescimento de 3,45% na inadimplência. Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das dívidas em 2022 foi contraída pelos empreendedores no setor de Serviços (27,4%).
Dada a importância do processo, a especialista compartilha algumas dicas para que os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando seus negócios, consigam se organizar quanto aos seus planejamentos.
1 – Projete diferentes cenários
Como imprevistos podem acontecer e visto que o objetivo do planejamento financeiro é minimizar riscos, é essencial que se trabalhe imaginando diferentes cenários. Perspectivas pessimistas, otimistas e realistas são bons pontos de partida.
2 - Faça projeções financeiras
O ideal é realizar uma projeção financeira em conjunto com uma boa análise de mercado, levando em conta a análise da experiência do cliente e sempre alinhando os cenários com os objetivos traçados pela empresa.
3 – Não deixe a vida do sócio se misturar com a vida pessoal
Faz parte de uma boa gestão financeira, separar totalmente a vida dos sócios com a vida da empresa, afinal, os objetivos da empresa sempre devem ir além do ganho pessoal, de forma com que seja priorizado o produto, serviço e atendimento com o qual o negócio lida.
4 – Alie-se a tecnologia
Temos as ferramentas perfeitas para otimizar a gestão financeira do seu negócio. Converse com a gente, tenha certaza que iremos facilita o alcance de objetivos traçados ao longo do planejamento, visto que nossas plataformas buscam simplificar os processos para torná-las acessíveis.
5 – Revise seu planejamento
O planejamento tem como objetivo passar de uma situação conhecida para uma situação desejada, dito isso, não tem uma fórmula de bolo nem para o planejamento nem para a frequência com qual as revisões devem ser realizadas, isso depende muito de qual momento a empresa está passando. Quando o planejamento já está mais consolidado você pode fazer revisões trimestrais ou semestrais.
6 – Comece
As dicas proporcionadas podem facilitar muito a estruturação do planejamento financeiro, entretanto, não é viável se prender a um cenário perfeito para dar início ao processo. O ideal é começar o quanto antes. O importante é começar e se atentar ao planejamento financeiro.