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Formas de lidar com conflitos profissionais

Conflitos nos tempos atuais são inevitáveis nas empresas, principalmente quando essas passam por dificuldades.

Existem algumas formas de administrar conflitos, lembrando que o indivíduo pode estar em duas dimensões básicas, a assertiva, que busca atender os interesses próprios, e a cooperativa (passiva), que procura satisfazer os interesses dos outros. São cinco formas para o tratamento de conflitos:

Competição

O indivíduo está em um nível alto de assertividade, buscando seu interesse próprio, mas com baixa cooperação. A pessoa é agressiva e prevalece o poder.

Acomodação

Tem pouca assertividade e alta cooperação. Ele se autossacrifica para satisfazer a vontade de outra parte e abre mão do seu direito, se tornando passivo e não se posicionando com franqueza.

Afastamento

Possui pouca assertividade e cooperação. Se afasta do problema e abre mão dos seus direitos.

Acordo

Nem a assertividade e a colaboração estão em seu estágio latente, nesse ponto o indivíduo abre mão de alguma coisa e outra parte também. Não há ação do ganha-ganha 100%, e ambos saem perdendo.

Colaboração

O estilo de administração de conflito assertivo. O indivíduo busca entender a outra parte e aprender com os erros, sem deixar que seus direitos sejam suprimidos ou esquecidos. Ao colaborar o indivíduo, vê o outro como próximo e busca resolver o conflito de forma satisfatória para ambos os lados.

Das maneiras existentes, é claro que a resposta mais interessante é a última - colaboração, contudo, se não houver uma capacitação para essa postura, partiremos para os tratamentos errados e o resultado não será satisfatório. O caminho é aprender com as dificuldades e fazer com que dos conflitos os indivíduos tirem importantes lições, e isso é papel do gestor.

Autor: André Roberto Oliveira da Costa
Fonte: Jornal do Comércio

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