O que uma empresa necessita para ser competitiva?
Assistimos todos os dias empresas “quebrando”, fechando as portas, por outro lado também vemos outras ampliando, aumentado a sua participação, abrindo filiais, franquias, então isto mais do que prova que existem horizontes favoráveis, oportunidades, boas perspectivas para o desenvolvimento dos negócios e de novas idéias.
A empresa moderna deve estar continuadamente exercitando formas, novas ou já usuais de manter-se no mercado, mas não só manter-se, isso só já não basta, pois as que pensam assim têm uma grande probabilidade de perder espaço para a concorrência, mas devem sim conquistar a fidelização diária de seu cliente.
É muito importante a empresa ser competitiva, que entre em campo para ganhar, claro, podendo vir a perder algumas partidas, não se pode ganhar sempre, mas o importante é estar sempre no páreo, buscando as primeiras colocações. O foco deve ser o aperfeiçoamento, o amadurecimento, a melhoria contínua em tudo o que se presta a fazer.
A premissa básica é ser competitivo, a partir daí, estratégia, planos, métodos, devem ser colocados em prática, visando o alcance de resultados ótimos, expressivos e com certeza promissores.
Uma empresa competitiva é aquela que briga no mercado, tem a sua parcela de clientes satisfeitos, acredita no seu negócio e faz de tudo para mantê-lo em boa posição, passa confiança, credibilidade e tem boa aceitação dos seus produtos e serviços.
É óbvio que para se chegar a um alto grau de eficiência empresarial é necessário muito esforço, foco nas metas e persistência para alcançar os resultados, pois eles não caem do céu e nem vem de uma hora para outra.
Acredite em sua equipe de trabalho, delegue responsabilidades, aprimore seus conhecimentos, esteja sempre presente nas decisões mais importantes, sinta-se dono do negócio, mesmo que não o seja, apaixone-se pelo seu trabalho, drible a rotina e sentirá a diferença em sua performance ao final de uma etapa vencida.
Perceba que a palavra de ordem é Competitividade, então faça de tudo para contemplar o maior número de requisitos que seus clientes demandam e sairá fortalecido e pronto para enfrentar desafios, cenários complexos e possivelmente não muito animadores.
Autor(a): Valter Abreu
Fonte: Administradores