Quais são os custos de um funcionário?
Sua empresa está crescendo, o número de funcionários atuais não está suprindo as demandas? Então esse é o momento de contratar novos funcionários. Neste artigo você irá descobrir quanto custa um funcionário. Saiba que o salário pago para o colaborador não é o seu custo final. Existe muito outros custos por trás do salário do empregado.
Muitas vezes o funcionário pode custar para empresa o dobro do que recebe. Por exemplo se um funcionário recebe R$ 3 mil reais, o seu custo pode ser o dobro do valor, claro que isso depende do seu regime de tributação.
Para entender quanto custa um funcionário é preciso separar os custos em três partes sendo elas os recebimentos, os encargos e os operacionais. Fazendo isso se torna mais fácil de compreende onde cada custo especifico se encontra.
Custos de recebimentos
Nessa parte do custo está incluso tudo aquilo que será destinado ao colaborador, seja ela o salário mais os benefícios.
Veja abaixo os custos desta etapa:
Salário líquido
13º salário
Adicional de férias
Férias indenizadas ou usufruídas
PLR “Programa de Participação nos Lucros e Resultados”
Vale-transporte
Vale-alimentação e cestas básicas
Vale cultura
Custos de encargos
Nessa etapa estão incluídos os custos no qual terão ligação com o governo, conhecidos como impostos e contribuições. Lembre-se que os valores podem variar conforme qual seja o seu regime de tributação.
Veja abaixo alguns dos encargos:
Imposto de Renda
INSS do Empregador
Multa do FGTS
Contribuição do Sistema S
Licença-paternidade e maternidade
Custos operacionais
Nesta etapa são incluídos os custos institucionais que investirão no profissional no qual o RH mais a Administração deverão estar fazendo parte.
Veja abaixo alguns dos custos operacionais:
Uniformes
Eventos e ações de comunicação interna
Treinamentos
Comemorações
Manutenção do refeitório
Custos por funcionário
Você jamais deve contratar um funcionário sem avaliar a atual situação financeira da sua empresa, é importante verificar se você será capaz de arcar com esse compromisso. Analisar o planejamento é fundamental nesta etapa de decisão em contratar um funcionário para evitar consequência de débitos no futuro.
Atente-se para não esquecer desses itens:
O valor determinado do salário do contratado
Custos com transporte
Custos com alimentação (Vales)
Valores dos impostos sobre a atividade do empregado
Custos de operação
O custo por um funcionário vai além do salário base no qual é destinado a ele. Muitas vezes o custo para manter esse mesmo funcionário pode chegar a ser o dobro do que ele recebe.
O valor por custo de funcionário varia conforme o Regime de Tributação da sua empresa, sendo ela no Simples Nacional, Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Existem encargos como vale alimentação, auxilio transporte, ferias e etc.. Outros custos como INSS, FGTS e etc.. Contratar um funcionário gera gastos e mantê-lo gera ainda mais gastos. Se sua empresa estiver crescendo vale a pena fazer o investimento para que o retorno seja rápido. Lembre-se de sempre antes fazer um planejamento para evitar erros internos.
Fonte: Marbo Contábil